Três Pilares do Investimento
- Alexander M Marques (AMM) 
- 30 de mar.
- 2 min de leitura

O tripé dos investimentos— risco, liquidez e rentabilidade— é um conceito fundamental para entender e avaliar qualquer decisão de investimento. Ele representa três aspectos que você deve considerar e equilibrar conforme seu perfil financeiro e seus objetivos.
1. Risco
É a chance de que o retorno de um investimento não ocorra como esperado, podendo incluir perdas parciais ou totais do capital investido. Quanto maior o potencial de retorno, geralmente maior é o risco associado.
Investir em startups, por exemplo, pode oferecer altos retornos se a empresa se destacar, mas a chance de falência é consideravelmente maior do que em investimentos mais tradicionais, como títulos públicos.
Não existe investimento sem risco. Quanto maior o risco, maior será o retorno. Entendê-lo ajuda a saber quanto você está disposto a perder e a construir uma carteira que esteja de acordo com sua tolerância a flutuações e imprevistos no mercado.
2. Liquidez
Liquidez refere-se à facilidade e rapidez com que um ativo pode ser transformado em dinheiro sem que seu valor seja significativamente afetado. Ativos de alta liquidez podem ser vendidos rapidamente.
Ações de uma empresa listada em bolsa geralmente são mais líquidas do que imóveis, pois em um dia é possível vendê-las no mercado com rapidez, enquanto um imóvel pode demorar meses para ser negociado.
Quanto maior a liquidez menor rentabilidade. A liquidez é crucial quando você precisa de acesso rápido ao seu dinheiro, por exemplo, em emergências ou para aproveitar novas oportunidades de mercado.
3. Rentabilidade
Rentabilidade é o retorno que um investimento gera ao longo do tempo, frequentemente expresso em porcentagem anual. Ela indica o quanto seu capital pode crescer com o investimento.
Títulos públicos podem oferecer uma rentabilidade menor, mas com menor risco; enquanto ações de empresas de tecnologia podem oferecer altos ganhos, mas com oscilações que aumentam o risco.
A rentabilidade é o objetivo principal dos investimentos: fazer seu dinheiro render e crescer ao longo do tempo, ajudando a alcançar objetivos financeiros como aposentadoria, aquisição de bens, entre outros.
Interligação e Equilíbrio
Seu investimento dependerá do equilíbrio entre os três elementos. Se seu perfil for agressivo, a distribuição dos ativos, por exemplo, estará alocada em ativos que envolvam maiores riscos, de modo a proporcionar maior rentabilidade e muitas vezes de menor liquidez. Por outro lado, opções com alta liquidez, normalmente, oferecem rentabilidade baixa e risco quase inexistente.
Se você valoriza a segurança e o acesso rápido aos seus recursos, pode preferir investimentos mais líquidos e de menor risco, mesmo que a rentabilidade seja mais baixa. Se, por outro lado, seu horizonte é de longo prazo e você aceita oscilações para, possivelmente, obter retornos superiores, pode considerar opções com maior risco.
A liberdade financeira começa com o primeiro passo.
Que tal começar hoje?
INVISTAMM







Comentários